O empreendedor holandês e ex-co-fundador da Moooi Casper Vissers lançou uma nova marca de móveis e iluminação chamada Revised. A empresa apresenta produtos feitos a partir de materiais tradicionais, incluindo madeira, pedra, vidro e aço.
A coleção de lançamento evoca estilos do início do século 20 e é influenciada por interiores vistos por Vissers e sua esposa, Suzy, enquanto viajavam. Os produtos têm o nome de vilas inglesas como Thakeham, Edburton e Ovington, enquanto a paleta de materiais inclui nogueira, carvalho e mármore. As formas orgânicas se destacam nas peças, quase não existe uma linha reta em qualquer parte da coleção, com objetos com cantos e arestas arredondadas.
Os produtos usam técnicas avançadas de fabricação, que permitem a usinagem de formas complexas a custos muito menores do que itens artesanais. A Revised usa robôs super tecnológicos para fabricar seus produtos, permitindo a construção de formas complexas de madeira, como pernas de cadeira assimétricas que só poderiam ser produzidas à mão. As peças são fabricadas em toda a Europa, com fornecedores sediados na Alemanha, Itália, Holanda e Lituânia.
A Revised marca uma mudança dramática de estilo para a Vissers, que junto com o designer Marcel Wanders transformou a Moooi em uma marca global, com uma mistura eclética de estilos de uma ampla gama de designers contemporâneos. Vissers, de 50 anos, deixou Moooi há três anos, tendo passado 14 anos na empresa. No ano passado, o empreendedor tornou-se acionista da marca de design britânica Minimalux – mas Revised marca seu retorno ao mercado.
A marca abre para negócios a partir de um showroom em Roterdã e uma rede de distribuidores em toda a Europa, além de uma infraestrutura de vendas on-line. O lançamento está programado para ocorrer pouco antes da semana de design de Milão, mas Revised não será exibida na cidade italiana este ano.
A coleção de 44 peças de mobiliário e iluminação da Revised foi toda desenhada por Sjoerd Vroonland, um designer holandês de trinta e três anos de idade.
Vissers conheceu a Vroonland sete anos atrás, quando o jovem designer apresentou sua série Revised Craft de projetos de mobiliário, que reinterpretaram peças dos séculos XIX e XX. Mais tarde, sua Extension Chair, uma variante de uma tradicional cadeira de madeira torneada, tornou-se parte da coleção Moooi. Vissers pediu à Vroonland para colaborar em designs para a Revised, mas o designer voltou com tantas ideias que acabou criando toda a coleção.