Casa Coral – Afeto na CASACOR PE homenageia Clarice Lispector
Uma paleta cromática com tons de vermelho e verde define o ambiente assinado pelo escritório Nejaim Azevedo
A intensidade de sua linguagem poética e a personalidade enigmática de Clarice Lispector inspiraram o escritório Nejaim Azevedo, da dupla Márcia Nejaim e Suzana Azevedo, na concepção da acolhedora e elegante Casa Coral – Afeto na CASACOR Pernambuco 2024, que ocupa, até 3 de novembro, o histórico Edifício Palazzo Itália em Recife.
Projetado para emocionar o público pernambucano, o ambiente homenageia uma das escritoras mais importantes da literatura nacional, que viveu parte da juventude na capital pernambucana. “A nossa Casa Coral – Afeto é um ambiente colorido e intenso como Clarice Lispector, como o povo pernambucano. Temos uma relação bastante próxima com Pernambuco por conta da fábrica da Coral em Recife. Além disso, apoiamos e levamos cor ao Galo da Madrugada, o maior bloco de Carnaval de rua do mundo. Estar na CASACOR é mais uma forma de interagirmos com nossos consumidores e nos aproximarmos de arquitetos e profissionais de decoração”, comenta Priscila Perez, gerente de Color Ativação Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel.
Pautadas por este cenário cheio de referências artísticas e visuais, as arquitetas começaram seu projeto compondo living, cozinha integrada e suíte a partir de uma paleta cromática com tonalidades de vermelho da linha Coral Decora Premium – feita à base de água e com acabamento 3D diferenciado. “Ao pensar em Clarice, você pensa realmente em vermelho, paixão, drama. Uma profusão de emoções. Por isso, usamos dois tons no projeto. Um mais denso, chamado Vermelho Tapeçaria, que é um tom de vinho, e o Cereja Intensa, que entra no quarto”, explica Márcia.
Com esta proposta de preencher os interiores de matizes fortes, as duas optaram por uma curadoria de móveis e acessórios mais neutros. Assim, o espaço ganhou mobiliário de desenho contemporâneo com traços delicados e formatos sinuosos. No living, há inclusive peças que resgatam uma estética art déco, reforçando o charme atemporal da composição.
Para contrapor, na cozinha aberta e integrada, uma tonalidade de verde denso, Noite Fria, toma as paredes e a marcenaria planejada. De acordo com Márcia, a nuance remete às florestas do Brasil e propõe uma atmosfera de tranquilidade. “O verde equilibrou a intensidade do vermelho. E, como nós conseguimos que os armários da cozinha também tivessem o mesmo tom da parede, temos uma paleta mais comportada naquele lado [dos ambientes]. Já o branco da mesa do jantar, ou mesmo do sofá e dos tapetes, veio para iluminar”, explica.
A energia do vermelho ressurge no quarto, desta vez, com a cor Cereja Intensa acompanhada pelo Bege Costeiro. “O neutro no dormitório acalma, acolhe e cria um lugar onde as memórias afetivas e a identidade se fazem presentes com charme e encanto. O piso de taco e os móveis com marcheteria dão um toque retrô e reforçam a sofisticação”, conta a arquiteta. É ali também que a frase de Clarice (“Aliás, verdadeiramente, escrever não é quase como pintar com as palavras? Eu queria escrever como um pintor”) aparece estampada na parede da escrivaninha, fazendo alusão a sua incursão no mundo das artes plásticas (ela chegou a pintar algumas telas, apesar de nunca ter se considerado uma pintora) e também a sua visão sinestésica e holística sobre o ofício da escrita.
Para a Coral, apresentar ao público um projeto que reúne arte, história e combinações de cores é uma maneira de dialogar com a própria identidade brasileira. “Sempre incentivamos o uso das cores, algo que está no DNA da marca, mas, acima de tudo, valorizamos ambientes que trazem personalidade, sem deixar de lado o aconchego, aquela atmosfera que faz com que a gente se sinta bem-vinda e queira curtir aquele espaço. Este é o nosso convite para que as pessoas deem uma chance para as cores na decoração e se surpreendam com projetos únicos e que reflitam a sua personalidade”, conclui Priscila.
Além da Casa Coral – Afeto, as tintas Coral também estão nos outros 33 ambientes da CASACOR PE. A marca, inclusive, participa de forma estratégica da CASACOR desde 2016 e, hoje, é a tinta oficial da mostra em todas as praças do Brasil e na Bolívia.
SERVIÇO – CASACOR Pernambuco 2024
Onde: Ed. Palazzo Itália – R. Vig. Tenório, 55 – Recife, PE, 50030-010
Quando: de 14 de setembro a 03 de novembro de 2024
Horário: Terça a Sábado, das 14h às 22h (bilheteria até 21h); Domingos e Feriados, 12h às 20h (bilheteria até 19h). Café, bar, restaurante e lojas do térreo a partir das 12h
Contato: (81) 99170-9191 e comercial@casacorpe.net.br
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/pernambuco-2024
Valores dos ingressos: R$ 90 – Inteira e R$ 70 – Ingresso Social (mediante entrega de 1kg de alimento não-perecível)